terça-feira, 17 de maio de 2016

Andrades e Correas e Castro


Livro Andrades & Corrêas e Castro no Vale do Café


O foco desse estudo já o título denuncia, são duas famílias fortemente ligadas nas origens e por diversos casamentos entre seus integrantes, particularmente estes na segunda metade do século XIX. Os Andrades e os Corrêas e Castros foram das mais importantes famílias do chamado Ciclo do Café, com forte relevo social, político, militar e econômico nas regiões onde hoje localizam-se os municípios fluminenses de Vassouras, Paraíba do Sul, Levy Gasparian e Paty do Alferes. Através de alianças matrimoniais com outras famílias cafeeiras, como os Avelar e Almeida, Alves Barbosa, Werneck, Teixeira Leite, Lisboa, Oliveira Pena, Nogueira da Gama, Moreira de Vasconcelos Correia Tavares, Pontes França e Barroso Pereira, espalharam-se também por Rio das Flores, Barra do Piraí, Miguel Pereira, Três Rios, e nos municípios mineiros de Juiz de Fora, Santana do Deserto e Simão Pereira.
            Entre seus integrantes constam os titulares do Império barões do Piabanha, do Tinguá e do Campo Belo, e pelas ditas alianças matrimoniais figuram, direta ou indiretamente, com os barões de Santa Justa, de Ipiabas, de Itambé, do Ribeirão, de Avelar e Almeida, de Massambará, e os viscondes de Entre Rios, de Santa Justa e de Mauá. E a parte iconográfica de Andrades & Corrêas e Castro no Vale do Café traz, totalmente a cores e dentro dos mais rígidos padrões heráldicos, oito ilustrações de brasões de armas.
            Subsidiando o trabalho genealógico, se apresenta ao longo do texto 29 gráficos de costados (personagem, pais, avós e bisavós) e de filiação (marido e esposa e sua respectiva prole, acrescido dos pais daqueles).
            Toda a pesquisa fundou-se, primordialmente, em documentação primária (termos de batismo, nascimento, casamento e óbito), acrescido de dados secundários contemporâneos aos personagens, notadamente legislação pátria e imprensa/jornais. E tudo vai devidamente arrolado em notas de pé de página, sendo a bibliografia (a de autores de trabalhos congêneres), consequentemente, ínfima.
            Além da preocupação com a veracidade, primou-se por um estudo claro, objetivo, de fácil entendimento mesmo pelo leitor pouco acostumado com estudos genealógicos, o que é facilitado pelo uso do sistema de registro denominado “português moderno”.
            Além da edição a cores, também é disponibilizado uma edição em preto e branco em que, com exceção das ilustrações heráldicas em tons de cinza, tudo o mais é com o mesmo conteúdo da anterior, a um custo para aquisição significativamente inferior.

Dados técnicos:
Número páginas: 160.
Dimensões: 17 x 24 cm.
Tipo papel miolo: offset 90gr.
Capa: Papel cartão em policromia, plastificada, com orelhas.
Ilustrações: em policromia / ou em preto e branco.
Editora Perse, de São Paulo, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário